Implantologia

A ausência total ou parcial de dentes tem um impacto muito significativo na qualidade de vida, comprometendo a função e a estética, o que traz graves consequências para a saúde física e psicológica do paciente. A reabilitação fixa implantossuportada é uma opção de tratamento cada vez mais bem estabelecida para pacientes edentulos. Estudos científicos evidenciam que este tipo de reabilitação contribui para uma melhoria substancial a nível mastigatório, estético, fonético e de conforto no dia a dia do paciente, tendo uma importância relevante na sua vida social e psicológica.

Facetas Dentárias

A colocação de facetas é um tratamento que permite correções na forma, volume e cor do dente, sendo indicado para a correção de imperfeições estéticas, em casos de dentes escurecidos, excessivamente restaurados, preenchimento de espaços entre dentes e aumento de dentes pequenos e fraturados. Basicamente, consiste em cobrir os dentes com ‘capas’ de cerâmica (confeccionadas em laboratório), que vão aderir à superfície do dente.

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que trata maloclusões, ou seja, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas e faciais. Os problemas ortodônticos podem variar entre um desalinhamento dentário maior e uma má relação entre os maxilares superiores e a mandíbula), que poderá ter origem em más posições dentárias. Para além de prejudicarem a estética do sorriso e da face, estas disfunções podem interferir com as principais funções da boca: a fala e a mastigação.

Higiene Oral

A Higiene oral é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas da cavidade oral, pois esta especialidade é responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica destas doenças. Também é determinante na manutenção dos tratamentos efetuados em outras especialidades, consistindo maioritariamente em tratamentos como a destartarização, aplicação de flúor e selantes. Aconselha-se uma boa higiene para a prevenção da maioria das doenças que afetam a saúde oral e a assiduidade em consultas de higiene oral de 6 em 6 meses, prevenindo assim as problemas dentários mais complexos, prolongados e dispendiosos.

Branqueamento dentário

O branqueamento dentário é um procedimento da medicina dentária que torna os dentes mais brancos, sem os danificar ou causar danos. Existem duas técnicas de branqueamento, realizado em casa pelo paciente em ambulatório ou realizado na clínica. Ambos os tratamentos apresentam o resultado pretendido, sendo que, o branqueamento realizado em consultório apresenta resultados mais imediatos do que aquele que pode ser feito em casa, já que, neste caso, a alteração da cor acontece de forma mais gradual.

Endodontia

A Endodontia é o ramo da medicina dentária que estuda a patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes dos dentes, bem como o seu diagnóstico e tratamento. A Endodontia pode também ser associada a patologias como os abcessos dentários e as infecções dentárias. A polpa dentária é o órgão que se encontra no interior do dente (canal radicular), chamada vulgarmente de “nervo do dente”. A patologia da polpa pode ter várias origens, nomeadamente, cárie dentária, traumatismos dentários ou realização de tratamentos restauradores dentários repetidos. Se a polpa dentária se encontrar infectada por bactérias, os tecidos nela existentes necrosam, senso este estado irreversível e normalmente acompanhado por dor aos estímulos térmicos (frio e quente), podendo aumentar de intensidade durante a noite. No final do tratamentoendodôntivo, geralmente o dente é restaurado com um material provisório até se avançar com a reabilitação definitiva: restauração directa ou indirecta (overlay ou coroa), dependendo da extensão da cavidade. Esta última fase deve ser realizada o mais brevemente possível após o tratamento endodôntico, para que não se verifique contaminação e/ou fractura do dente.

Periodontologia

A Periodontologia é a especialidade da Medicina dentária que trata as doenças das gengivas. Os sinais dessa inflamação são a alteração da cor, que passa de cor de rosa a encarnado, o inchaço, a tendência para o sangramento e por vezes a dor e até o descarnar das mesmas. Quando essa inflamação não é controlada, o osso por debaixo das gengivas começa a ser corroído, os dentes ganham mobilidade e podem até soltar-se do osso. Pacientes com doença periodontal têm um risco maior para desenvolver problemas cardiovasculares e renais, e quando são diabéticos, a inflamação periodontal dificulta o controlo da diabetes.

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade que se dedica à saúde oral das crianças, adolescentes, grávidas e pacientes com necessidades especiais. As primeiras consultas de Odontopediatria têm uma componente preventiva e terapêutica, sendo essenciais para preparar os pais e as crianças para bons hábitos de escovagem e de nutrição,fazendo toda a diferença no desenvolvimento, ou não, da cárie dentária. Além disso, tem como objetivo a modulação do comportamento da criança. A primeira consulta deverá ter lugar por volta do 1º ano de vida para aconselhamento dietético, higiene oral adequada, hábitos orais e prevenção proporcionando um acompanhamento que vai garantir que as funções fonéticas e de mastigação se consolidam de forma correta.

CASOS CLÍNICOS